Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal
Logon

Eólica

Sobre as EOLs

A Energia Eólica é formada a partir da força do vento, que é captada por hélices ligadas a turbinas que produzem eletricidade. Esse sistema vem sendo utilizado há mais de 3.000 anos e é uma forma de obtenção de energia de fontes totalmente renováveis e limpas, não produz qualquer tipo de poluente. Sendo por is​​so, umas das principais apostas no campo das fontes renováveis de energia.

Turbina Eólica

A primeira turbina eólica comercial ligada à rede elétrica pública foi instalada na Dinamarca, em 1976. Segundo o GWEC (Global Wind Energy Council), em 2011 a capacidade instalada no mundo era de 238.351 MW e os 10 maiores países produtores respondiam por 86,4% da capacidade instalada. Cerca de 88? países contam com usinas eólicas de grande porte, sendo que 22 acima de 1GW. Desde 2010 a maior pa???rte da capacidade instalada vem sendo realizada fora dos países da OECD. A China hoje tem a maior capacidade de energia eólica instalada no mundo, com mais de 62.000 MW, seguido dos EUA com 47.000 MW.

Turbina Eólica

No Brasil a geração eólica ainda é pouco representativa em termos de capacidade total (2º da matriz energética) e no montante gerado de energia anualmente, porém encontra-se em acelerada expansão nos últimos dois anos. Ao final do primeiro semestre de 2013, o país possuía 119 usinas instaladas, totalizando 2,7 mil. As perspectivas para o final de 2017 indicam 8,7 GW de eólica em operação na matriz elétrica brasileira.

 

Confira as principais vantagens das Usinas Eólicas:

  • Utiliza fonte de combustível natural e renovável: o vento.
  • Complementa a geração hidrelétrica.
  • Não causa impacto ambiental severo sobre o bioma local.
  • A área para instalação é pequena em relação a outros tipos de usina de energia.?
  • Fomenta geração de emprego e renda, com o arrendamento de áreas pouco produtivas e através da arrecadação de impostos.

prospecção e desenvolvimento de projetos eólicos

COMPLEXO EÓLICO SOBRADINHO

O Grupo Energisa detém o projeto do Complexo Eólico de Sobradinho, no município de Sobradinho, no estado da Bahia, formado pelos Parques Eólicos Alecrim, Boa Esperança, Umbuzeiro-Muquim e Mandacaru que terão capacidade instalada de 30 MW cada, totalizando 120 MW. Este complexo possui 05 torres de medição dos ventos instaladas e com produção de energia certificada, já que as medições estão operativas desde 2009. O projeto possui contratos de arrendamento com os proprietários dos terrenos e foi enviada resposta ao órgão ambiental para emissão de Licença de Instalação (LI). Também estão sendo desenvolvidos os projetos elétricos relativos à conexão ao sistema elétrico nacional - SIN, bem como elétricos que visam deixar o projeto em condições de habilitação para leilão ou ser negociado no ACL.

 

COMPLEXO EÓLICO SERRA GRANDE, SIMITRO E MARAVILHA

Também está em desenvolvimento os estudos do Complexo Eólico Serra Grande, Maravilha e Simitro, no município de Sento Sé, no estado da Bahia, totalizando 215 MW de potência instalada. O projeto possui contratos de arrendamento com os proprietários dos terrenos que estão passando pela fase de regularização fundiária com o objetivo de obtenção dos títulos. Este complexo também possui 05 torres de medição dos ventos instaladas desde  2013 para certificação da produção de energia e desenvolvimento dos estudos de viabilidade. Está sendo desenvolvido projeto básico com o objetivo de solicitar a Licença Prévia (LP) no INEMA e o pedido de Despacho de Requerimento de Outorga (DRO) na ANEEL.

PARQUE EÓLICO VENTOS DE SÃO MIGUEL II

O Grupo Energisa detém os estudos do Parque Eólico Ventos de São Miguel II, no município de Parazinho, no estado do Rio Grande do Norte, que terá 30 MW de potência instalada. O projeto possui contrato de arrendamento com o único proprietário do terreno, estando regularizada a questão fundiária do projeto. A região possui torres de medição dos ventos instaladas desde 2010 que servirão para certificação da produção de energia e desenvolvimento dos estudos de viabilidade. O projeto já possui Licença Prévia (LP) e estão sendo desenvolvidos os estudos e projetos necessários para a solicitação da Licença de Instalação (LI) no IDEMA e o pedido de Outorga na ANEEL.

O que é uma Eol?

Energia Eólica

Usina Eólica é um espaço terrestre ou marítimo onde se concentram aerogeradores (conjunto de hélices conectadas a um rotor capaz de detectar a direção e a velocidade do vento) posicionados no alto de torres de concreto ou de aço, que transformam energia mecânica de rotação de pás movidas pelos ventos em energia elétrica. Todo este processo de geração não produz nenhum resíduo poluente, uma vez que o vento é transformado em recurso energético natural por meio de ação mecânica?.