Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal
Logon

Quem Somos

QUEM SOMOS

Um dos principais grupos privados do setor elétrico no Brasil, a Energisa destaca-se pela ousadia planejada, pela busca incessante da excelência e pelo crescimento contínuo e sustentável. Com atuação em 788 municípios e presença em todas as regiões do país, possui comprovada experiência em distribuição, geração e comercialização, além de oferecer serviços e soluções integradas para o mercado de energia elétrica.

Uma das primeiras empresas a abrir capital no Brasil, em 1907, a Energisa tem na distribuição de energia elétrica a base principal de um negócio que vem fazendo história há 110 anos. Em 2014, a companhia concluiu a aquisição de oito empresas distribuidoras e uma geradora do Grupo Rede, alcançando uma nova dimensão em um mercado cada dia mais exigente e seletivo. A recente expansão projetou a Energisa como sexto maior grupo em distribuição de energia elétrica no país em número de clientes e o sétimo em receita líquida (cerca de R$ 8 bilhões em 2013), sendo responsável pela geração de mais de 10 mil empregos diretos.

Na distribuição de energia elétrica, a Energisa atua por intermédio de 13 empresas situadas em Minas Gerais, Sergipe, Paraíba, Rio de Janeiro, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Tocantins, São Paulo e Paraná, atendendo a mais de 6 milhões de clientes, alcançando 16 milhões de pessoas e distribuindo 7% da energia elétrica do Brasil. São elas: Energisa Minas Gerais (MG), Energisa Sergipe (SE), Energisa Paraíba (PB), Energisa Borborema (PB), Energisa Nova Friburgo (RJ), Energisa Mato Grosso (MT), Energisa Mato Grosso do Sul (MS), Energisa Tocantins (TO), Caiuá, Bragantina, Nacional, Vale Paranapanema (SP) e Força e Luz do Oeste (PR).

A Energisa Geração é responsável por desenvolver e gerenciar a construção, operação e manutenção de empreendimentos de energia do Grupo a partir de fontes limpas e renováveis. Ao longo de sua história, a empresa especializou-se na implantação e operação de projetos de Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs), usinas de baixo impacto ambiental e alta tecnologia. Mais recentemente, expandiu o seu portfólio e passou a atuar também no mercado de eólicas e cogeração a partir de biomassa, além de investir em estudos para a construção de usinas de energia solar.

A primeira experiência de construção de uma hidrelétrica pelo Grupo Energisa ocorreu em 1906 , no então distrito de Leopoldina (MG), com o lançamento da pedra fundamental da Usina Mauricio, que entrou em funcionamento dois anos depois.

Desde então, 25 PCHs e uma usina termelétrica a gás natural (a UTE Juiz de Fora) foram construídas pela Energisa. Embora tenham sido alienados no início de 2015, a empresa constituiu nos últimos 4 anos uma capacidade instalada de 433 MW, sendo uma UHE (120 MW), cinco PCHs (43 MW), cinco eólicas (150 MW) e duas cogerações a biomassa de cana (60 MW, uma expandida com 60MW e outra em início de expansão para 55 MW). Na carteira de projetos, a empresa desenvolve estudos de PCHs, Eólicas e solares destacando-se ainda oportunidades de estudos para implantação de usinas a biomassa de origem vegetal e animal (agronegócios) que resulte em aproveitamento de biogás (seja oriunda biomassa vegetal ou animal, de agronegócios).

Quando optou por investir em PCHs, o Grupo Energisa levou em conta as características sustentáveis dos empreendimentos. Além disso, suas próprias construções são alinhadas ao desenvolvimento sustentável, com ganhos socioambientais para os municípios envolvidos. Entre eles, a geração de emprego, melhoria de infraestrutura e benefícios ao comércio local. A Energisa Geração vem realizando há alguns anos medições solarimétricas e desenvolvendo projetos de geração solar no interior da Paraíba. A empresa acredita no potencial e aposta na inserção desta fonte, em breve, na matriz energética do país, embora as tarifas de viabilização ainda não sejam atrativos.

Os estudos para implantação de projetos continuarão a ser desenvolvidos de forma estruturada e visando viabilização para implantação, em especial dos projetos existentes em carteira, dentre os quais estão mais de 400MW considerando Eólicas, PCH e Solar.

Com foco em energias renováveis e reconhecida capacidade de entrega de projetos de geração, a Energisa Geração é uma empresa que se destaca em seu segmento de atuação por reunir qualificações como desenvolvedora de portfólio e como equipe experiente de engenharia e de estudos ambientais e fundiários. Além disso, possui reconhecida capacidade de estruturação financeira e contratual de projetos de geração e processos maduros de gestão da implementação de projetos de geração, com experiência comprovada em inúmeros casos de sucesso. Somam-se ainda sua expertise em gerenciamento dos riscos de comercialização de energia e gestão da terceirização da operação, manutenção das plantas geradoras, entre outras qualificações que lhe permitem ampliar suas atividades e colaborar para os planos de crescimento do Grupo.

Além disso, o grupo também conta com a Energisa Soluções, que atua em parceria com clientes industriais, empresas geradoras, transmissoras e distribuidoras do país. Com uma equipe treinada e tecnologia de ponta, trabalha com melhorias e soluções na operação e manutenção dos setores elétricos, e a Energisa Comercializadora, especializada em prestar serviços a grandes consumidores, na área de venda de energia elétrica fora do comércio de distribuição, o denominado Mercado Livre.